Convidados

 

Ana Esperança

A Dra. Ana Esperança é licenciada em Educação de Infância e especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. É também mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa. Nos últimos anos tem vindo a realizar várias palestras, comunicações, seminários e sessões de esclarecimento no âmbito das áreas de aplicação da Musicoterapia bem como no âmbito da música como promotora de desenvolvimento global na infância.
Já dinamizou projetos de música para pais e filhos, dá aulas de música em vários jardins-de-infância no distrito de Leiria desde 2008 e, desde Fevereiro de 2014, exerce atividade como Musicoterapeuta em clínicas privadas bem como em equipas multidisciplinares. É também docente convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
Perante as dificuldades encontradas com a ausência de enquadramento legal da profissão de musicoterapeuta, integrou os corpos sociais da Associação Portuguesa de Musicoterapia (APMT) como presidente da direção, em Julho de 2015.
Ciente do caminho que a Musicoterapia em Portugal tem pela frente, há uma grande vontade e empenho de contribuir para a divulgação, promoção e partilha desta intervenção terapêutica que tanto potencial tem nas mais variadas problemáticas que o ser humano enfrenta ao longo da vida.”


Davys Enrique Espíndola Moreno

Davys Enrique Espíndola Moreno (Nacionalidade Chilena). Aluno do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, área de especialização em Diversidade e Educação Especial. É Bacharel em Música, instrumento violino, graduado na Universidade de La Serena (Chile), com diploma reconhecido pela Universidade Estadual de Santa Catarina – UDESC (Brasil). Pós-graduado em Ensino e Aprendizagem da Música pelo Instituto Professional do Vale Central (Chile), Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC (Brasil) e Mestre em Educação pela Universidade de Artes e Ciências Sociais – ARCIS e a Escola latino-americana de Pós-grados ELAP (Chile). Como violinista, possui um amplo repertorio de música de câmara e tem sido primeiro violino em diferentes orquestras tanto no Brasil, como no Chile, no Perú e na Venezuela destacando sua participação no Festival “Rock in Rio 2015” como integrante da Camerata Florianópolis junto ao famoso guitarrista internacional Steve Vai. Como Musicoterapeuta tem feito em Florianópolis (Brasil) diversas atividades com idosos, recém-nascidos e crianças com necessidades especiais, destacando-se o seu trabalho educativo com crianças com PEA (Perturbação do Espectro do Autismo) e outras patologias associadas. Devido a sua diversificada gestão e visão social através do desenvolvimento da música nas comunidades, obteve diversos prémios e distinções tanto no Chile, como no Perú e no Brasil. Atualmente é socio singular da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE; Musicoterapeuta associado à Asociación Chilena de Musicoterapeutas – ACHIM, à Associação Catarinense de Musicoterapeutas – ACAMT e à Associação Portuguesa de Musicoterapia – APMT, além de Integrante ativo da Comissão de Formação da União Brasileira das Associações de Musicoterapia – UBAM.


Gustavo Schulz Gattino

Professor assistente na Universidade de Aalborg (Dinamarca) nos cursos de bacharelado, mestrado e doutoramento em Musicoterapia. Professor convidado dos cursos de mestrado em Musicoterapia da Universidade Católica de Valência (Valência,Espanha) e do Instituto IMAP (Vitoria-Gasteiz, Espanha). Membro do grupo internacional de avaliação em musicoterapia (IMTAC). Editor da Revista Portuguesa de Musicoterapia, Revista Brasileira de Musicoterapia e da Revista de Musicoterapia da Rede Latino-Americana para a Primeira Infância. É bacharel Musicoterapia pelas Faculdades EST (2007), mestre (2009) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Tem experiência no cuidado de pessoas com deficiência intelectual, autismo e deficiências múltiplas em musicoterapia.

 


Helena Cristina da Fonseca Brites

Helena Cristina da Fonseca Brites, nasceu em Leiria a 28/11/75.
No conservatório de Música do Orfeão de Leiria, concluiu o 5º grau de Piano, 8º de Formação Musical, 7º em Classe de Conjunto na vertente coral, Acústica, Análise e Técnicas de Composição e História da Música.
Em 1998 conclui a Licenciatura via ensino, na Escola Superior de Educação de Leiria, no Curso de Professores do Ensino Básico, variante de Educação.
Frequentou vários cursos de formação em Pedagogia Musical, nomeadamente com o Professor Edwin Gordon, J.Witak e “Músicos de Fraldas” orientado pelo professor Paulo Lameiro. Nos últimos anos tem vindo a participar em diversas formações ministradas nas áreas da Musicoterapia e Terapias Expressivas.
Em 2013 terminou o Mestrado em Musicoterapia na Universidade Lusíada de Lisboa, cuja tese teve o seu enfoque nos efeitos terapêuticos da música em idosos institucionalizados.
É detentora de uma vasta experiência da aplicação da musicoterapia em diversos contextos: educativo, hospitalar e social. Participa regularmente como oradora em diversos congressos e palestra no âmbito da pedagogia musical e efeitos terapêuticos da música.
Atualmente desempenha as seguintes funções: docente de Educação Musical e Musicoterapeuta na Escola Básica Marinhas do Sal, em Rio Maior; formadora em cursos técnicos e profissionais no âmbito dos efeitos terapeuticos da música,  Ação Educativa e Ação Social; na Sociedade Artística Musical dos Pousos, integra a equipa “Saúde com Arte” nos programas de Musicoterapia e Laboratório de Musicoterapia do Centro Hospitalar de Leiria.
Foi de Chefe de Divisão da Cultura na Câmara Municipal de Leiria, onde integrou também os conselhos municipais de cultura e educação. Neste âmbito integra atualmente o grupo de missão da Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027 e como autarca desempenha funções, reeleita atualmente num segundo mandato, como Presidente da Junta de Freguesia de Arrabal.
É casada e mãe da Luísa (17 anos), do Afonso (14 anos) e da Maria Helena (11 anos).


Maria Inês Lamela

Professora de piano e pianista com quase 20 anos de experiência em escolas do Ensino de Música Especializado em Portugal. Nos últimos anos, desenvolveu um particular interesse pela Música na Comunidade, mais especificamente no domínio da música feita em contexto prisional. Em 2017, terminou o doutoramento na Universidade de Aveiro, com a tese “Música e reclusão: a prática de piano em contexto prisional”. Neste âmbito, desenvolveu um projeto no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo com 4 reclusas durante 8 meses, centrado na prática individual de piano, do qual resultou a apresentação de 3 concertos, em momentos distintos e direcionados para diferentes públicos. Tem apresentado resultados da sua investigação em conferências nacionais e internacionais (Noruega, Inglaterra, Escócia e, brevemente, no Azerbaijão). O seu trabalho tem sido publicado em revistas de referência da sua área de investigação, nomeadamente o International Journal of Community Music e The International Journal of Social, Political, and Community Agendas in the Arts.
Atualmente, é investigadora integrada do INET-md (polo da Universidade de Aveiro). Exerce funções de coordenação e de professora de piano no Conservatório de Música da Bairrada.

Margarida Rocha

Pós-Graduada em Psicologia – Especialidade Psicologia da Música. Nesta área cientifica, concluiu o 4º ano do Programa de Doutoramento. É Licenciada em Educação Especial e formadora nesta área,  tem Bacharelato em Relações Internacionais.
Musicoterapeuta há vinte e três anos, Supervisora Clínica, Formadora Especializada no Modelo Benenzon,  tem o título de Professora-Especialista em Terapia e Reabilitação – Musicoterapia, atribuído pelo Instituto Politécnico do Porto. Coordena o Centro Benenzon Portugal de Musicoterapia e Terapia não-verbal.
É certificada pela Associação Portuguesa de Musicoterapia, da qual é sócia-fundadora.
Colabora regularmente com o Instituto CRIAP, em várias Pós-Graduações relacionadas com a área clínica. Entre 2005 e 2009, foi docente e orientadora de Estágios no Pós-Graduação de Musicoterapia, promovido pela Escola Superior de Educação do Porto. Desde 2008-09, como professora-convidada por esta instituição, ministra as aulas do Módulo “Introdução à Musicoterapia” no Curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico.
Realizou estudos musicais, iniciando a sua atividade de docente de Educação Musical em 1989. A partir de 1996 desenvolveu vários projetos no âmbito da Musicoterapia Educativa junto de crianças e adolescentes, em várias escolas básicas (primeiro e segundo ciclos). Ainda no domínio da docência, trabalhou durante vários anos na Escola Superior de Educação de Paula de Frassinetti, nas Licenciaturas: Educação de Infância, Educação Básica e Educação Social.
Como Musicoterapeuta, exerceu as suas funções em várias instituições, junto de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no âmbito da prevenção, educação,desenvolvimento e reabilitação. Desde 2005, realiza a atividade terapêutica  no seu espaço particular.
Ao nível da formação em Musicoterapia, participa regularmente como interveniente em ações de várias modalidades, desde integrando a sua organização, como na apresentação de comunicações e na dinamização de workshops. 

 


Paulo Maria Rodrigues

Paulo Maria Rodrigues tem exercido a sua actividade profissional como compositor, intérprete, director artístico e educador. Após um percurso académico paralelo em Ciência e Música que o levou a concluir um doutoramento em Genética e Bioquìmica na University of East Anglia e uma Pós-Graduação em Ópera na Royal Academy of Music,Londres, enveredou por se dedicar à concepção e direcção de trabalhos no âmbito da Música Teatral. Colaborou com artistas dos mais variados campos e iniciou vários projectos transdisciplinares, entre os quais Bach2Cage e a Companhia de Música Teatral (CMT). Com a CMT tem desenvolvido um conjunto de projectos artísticos e educativos que emergem de incursões da música nos territórios de outras linguagens artísticas e tecnologia. Entre 2006 e 2010 foi Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo sido responsável por um vasto programa de actividades que se caracteriza pela abrangência de públicos e diversidade de propostas que se centram em formas directas de relação com a música. Os seus projectos artísticos têm sido apresentados internacionalmente e têm constituído a matéria sobre a qual tem reflectido em publicações do foro académico, abordando a questão da arte como instrumento de desenvolvimento humano. Foi Professor Convidado na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, Advanced Associate Researcher do Planetarium Collegium e é actualmente Professor Auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e membro do INET-md.


Salomé Ferreira

Salomé Ferreira, é licenciada em Animação Sociocultural pelo Instituto Politécnico da Guarda. Musicoterapeuta formada pela IESCFAC de Candeias, Brasil. Realizou atendimentos de musicoterapia no Programa Música para Todos na Universidade do Estado de Santa Catarina de 2015 a 2017. Pós graduada em Educação Especial Inclusiva pela Unisociesc de Balneário Camboriú, Brasil. Formação Floortime 101 pelo instituto ICDL e formação em Musicoterapia Focal Obstétrica pelo centro C.A.M.I.N.O., Argentina. Atualmente realiza atendimentos de musicoterapia no âmbito das perturbações do neurodesenvolvimento e é diretora do Heart Beat Musicoterapia.

 


Teresa Leite

Teresa Leite, psicóloga clínica, musicoterapeuta é licenciada em Psicologia (ISPA), Mestre em Musicoterapia (NYU), Doutorada em Psicologia Clínica e Psicoterapias de Grupo (Adelphi U.). Gerente e psicoterapeuta no Centro em Si, gabinete de psicologia, psicoterapia e musicoterapia, em Lisboa. Terapeuta familiar e de casal em fase de práticas supervisionadas. Professora associada na Universidade Lusíada de Lisboa. Docente de Psicologia e Musicoterapia. Coordenadora científica do mestrado em Musicoterapia. Presidente da APMT entre 2001 e 2015. Supervisora e formadora em casas de acolhimento para crianças e jovens em perigo. Supervisora de musicoterapeutas e psicólogos clínicos.